O primeiro caso suspeito do novo coronavírus em São Gabriel foi descartado nesta sexta-feira após o resultado do exame ficar pronto. De acordo com o secretário de saúde, Ricardo Coirolo, a jovem de 22 anos estava em isolamento domiciliar, mas passa bem e deve deixar de ser monitorada nos próximos dias.
Diagnóstico do novo coronavírus será realizado no RS
O exame foi encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), que atestou que a paciente não tinha nenhum tipo de Influenza (gripe). Na sequência, foi testado no Laboratório Central de Goiás, que apontou negativo para coronavírus. O resultado mostrou que ela havia contraído um rinovírus, que é um vírus que causa resfriado - o mesmo diagnóstico do militar de 28 anos que tinha entrado na lista de suspeitos de Santa Maria.
A jovem havia procurado uma unidade de saúde de São Gabriel no dia 26 de fevereiro após apresentar um quadro de infecção respiratória com tosse e febre. Ela havia retornado recentemente da França. Os familiares com que ela teve contato foram monitorados, mas nenhum apresentou sintomas.
Uísque e mel contra coronavírus? Veja as fake news criadas sobre a doença
BALANÇO
Em todo o país, há 636 casos suspeitos da doença. Até agora, são oito confirmados - seis são em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro no Espírito Santo.
O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior número de casos suspeitos - até o último balanço, divulgado nesta quinta, eram 104. Na região, com os casos de Santa Maria e São Gabriel descartados, apenas Cruz Alta monitora duas suspeitas.